top of page

O curso de Medicina

O campus da UFS em Lagarto é o único do Brasil que possui todos os oito cursos da área de saúde com metodologias ativas em seus currículos. No Brasil, o modelo de Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP), também conhecido como PBL (do inglês Problem Based Learning), tem sido o modelo adotado em diversas escolas médicas e outros cursos da área de saúde. No ensino tradicional, o professor, através de aulas habitualmente expositivas, é o grande responsável por fornecer o conteúdo a ser aprendido. Embora ele possa apresentar ou formular problemas para serem resolvidos com o conteúdo dado, o método ABP/PBL é mais amplo. Em ABP/PBL, diferentemente, o estudante é intelectualmente provocado e inicia suas buscas a partir da situação, problema ou cenário apresentado. O papel do professor é auxiliar nessas buscas e nas discussões do grupo tutorial, age como um motivador. A preocupação é ensinar a aprender.

 

Os cursos de graduação nos quais se faz uso de ABP são estruturados preferencialmente em turmas pequenas, com um tutor e número reduzido de alunos. As aulas convencionais, com grandes turmas, são substituídas por sessões tutorais nas quais o conhecimento, habilidades e competências são aprendidos através de situações-problema, em ciclos de durações variáveis, habitualmente de uma semana, desenvolvidos com situações reais, situações construídas "simuladas" e através de laboratórios de práticas.

 

Neste modelo de currículo, o conteúdo das disciplinas básicas é distribuído durante todo curso, sendo aprendido de forma integrada durante o desenvolvimento das competências. Um passo além está sendo dado, quando se propõe estratégias de aprendizado não mais exclusivas ao curso de medicina, mas também para outros profissionais de saúde, que aprenderão de forma integrada e compartilhando cenários. A metodologia utilizada, a multiplicidade de cenários de aprendizado e a utilização de situações diretamente ligadas à realidade em que se insere, aproximará a escola da comunidade e permitirá uma melhor compreensão dos aspectos sociais por parte do profissional formado nesta realidade.

 

O campus conta com três prédios construídos: biblioteca, departamental e vivência. O centro de simulações está em fase de acabamento, e contará com local exclusivo para o curso de Medicina. A biblioteca do campus é uma das maiores do estado. Além disso, o Hospital Universitário de Lagarto é cenário de práticas para os estudantes, assim como a rede de saúde municipal vinculada ao SUS.

 

O curso de medicina em Lagarto tem entrada anual via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pela nota do Enem, ofertando 60 vagas. O internato já conta com 2 anos de duração, e o curso em si é estruturado sobre quatro atividades semanais: O grupo Tutorial, A Prática de Ensino na Comunidade (PEC), Habilidades e Laboratório. No primeiro ano, os estudantes tem aulas com alunos de outros cursos, no ciclo comum, numa integração que valoriza a interdisciplinaridade.

 

No grupo tutorial uma mesa redonda com média de 10-14 alunos discutirá um problema apresentado pelo Tutor que visa à compreensão de um tema do conteúdo programático da subunidade em estudo. Cabe a esse grupo, elucidar os termos desconhecidos, formular questões, hipóteses e objetivos de aprendizagem na abertura do problema. Após isso, o aluno deve ser capaz de buscar artigos e livros que lhe permita compreender os objetivos do problema e este é novamente discutido no fechamento, que ocorre na aula subsequente. Depois dessa discussão, na mesma aula, um novo problema é reaberto e o ciclo recomeça.

 

Em Prática do Ensino na Comunidade (PEC), o aluno é destinado a uma unidade de saúde onde começa a acompanhar sua rotina e a interagir com os moradores. Essa prática visa não apenas o aprendizado na comunidade, mas procura embasar os alunos sobre o atendimento a ela.

Na aula de Habilidades, os alunos serão capazes de desenvolver as habilidades necessárias a sua vida acadêmica, bem como, a sua profissão. Aprende-se semiologia médica, e há contato com pacientes reais nos campos de prática. Por fim, tem-se as aulas de Laboratório, que são as Morfo-funcionais e a Histologia primeiramente. Há ainda a Patologia mais adiante. Essas aulas são as que mais se aproximam das aulas práticas de um curso embasado no currículo tradicional.

 

*Conteúdos de: Augusto César (Med 1 Lagarto), Flávio Mateus (Turma 2012/1 São Cristóvão), blog Medicina UFS, Assessoria de Imprensa do Campus de Lagarto e Luís Felipe Sales (Med 3 Lagarto).
 

© 2016 por Diretório Acadêmico de Medicina. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • White Instagram Icon
bottom of page